EMPREENDEDORISMO

EMPREENDEDORISMO
elabore um plano de negócio e faça diferença
autor Marcelo Nakagawa. 

Aos 20 anos nos deparamos com grandes acontecimentos na vida, início na faculdade, viagens para outros lugares no mundo, novas responsabilidades no trabalho enfim uma série de novos fatores podem acontecer nos levando a tomar decisões que irão impactar em nossas vidas no futuro.
Portanto, cada um se torna um empreendedor de sim mesmo ao direcionar sua vida através de decisões tomadas, nos quais podem ser boas ou ruins, as boas iremos alcançar novos horizontes de maneira mais rápida e as ruins também irão nos levar aos nossos objetivos, porém caminho será mais longo.
No livro de Marcelo Nakagawa, o autor menciona dez mensagens de Tina Seelig, uma famosa executiva dos EUA, que passa estas mensagens a seu filho de 17 anos prestes a sair de casa.
1.       Todo problema é uma oportunidade negócio, grandes executivos se destacam pela sua habilidade de solucionar problemas, portanto criatividade é algo importante nas resoluções de problemas.
2.       Quanto mais trabalho mais sorte tenho, ou seja, quanto mais preparado estamos para enfrentar as dificuldades mais visibilidade temos de tudo ao redor, consequentemente encontramos mais oportunidades
3.       Ter um ponto de interseção entre o que gosta, interesse conhecimento e mercado, desta forma poderá ter um equilíbrio e buscará o que de fato te satisfaz.
4.       Não tenha medo de tentar, e ao tentar coisas irão dar certo e errado, mantenha as que deram certo as que deram errados foram aprendizados.
5.       Esteja sempre buscando novos desafios, não espere ser convidado, sempre faça mais que lhe foi solicitado, busque por mais desafios e oportunidades.
6.       Não queime pontes, mundo é cada vez mais dinâmico, com a internet cada vez mais pessoas se conhecem e se comunicam, portanto, haverá pessoas sabendo sobre você a todo momento.
7.       Podemos fazer de tudo, porém somente alcançaremos nossos objetivos, focando em um passo de vez.
8.       Se atente aos detalhes, pois os detalhes irão fazer total diferença, independentemente de onde esteja pequenos detalhes, marcam e tornam momento especial.
9.       Ajude com que todos da sua equipe sejam vitoriosos, desta forma quanto mais você contribuir para que todos sejam vitoriosos maior será seu sucesso.
10.   Sempre de o seu melhor em tudo, por que ser mediano se podemos ser excelentes, deste modo, sempre independentemente de onde esteja faça seu melhor, não comece algo para ser razoável pois estará perdendo seu tempo e o das pessoas que acreditaram em você.
O autor, Marcelo Nakagawa, adiciona nesta lista mais um importante item, tenha significado, ou seja, quanto mais inspiradora for sua trajetória, mais orgulho e sentimento de dever comprido para com a sociedade você terá.
Neste contesto de inspiração o empreendedorismo é uma importante peça deste quebra cabeça. As décadas de 1990, 2000 e 2010 trouxeram novidades, jovens se tornam cada vez mais empreendedores não há mais empregos vitalícios e a competição sadia por inovação entra neste novo cenário.
Porém, para muitos o empreendedorismo está caindo em um paradigma, mas é importante que esse paradigma seja quebrado; exemplos.
·         Eu nasci empreendedor; não há nenhum fator genético que demonstre que pessoa nasce empreendedor, ser empreendedor se diz respeito ao comportamento do indivíduo no meio que atua, que pode ser praticado e aperfeiçoado.
·         Eu não estou preparado para empreender; não estamos preparados para nada na vida, o que precisamos é coragem e seguir em frente diante dos desafios
·         É muito cedo para eu empreender, não há uma idade para empreender é um paradigma no qual mostra o medo de arriscar.
·         Não encontro boas oportunidades de negócio; todos sempre irão criticar suas decisões de negócios, porém empreender é seguir em frente diante as adversidades que irão cruzar o caminho, portanto foco é primordial.
·         Não tenho dinheiro para empreender, uma boa ideia e fonte inspiradora para outras pessoas que se acreditam em sua ideia irão te ajudar de alguma forma a capitar recursos para que você possa empreender.
O empreendedorismo é uma palavra que vem tomando diversos formatos nos dias atuais, sendo que empreendedorismo pode se dar pela necessidade ou mesmo pela oportunidade. Com a redução das posições de trabalho forma, pessoas precisam alcançar fontes de rendas para seu sustendo, surgindo assim o empreendedorismo por necessidade, por outro lado há empreendedorismo no qual busca desenvolvimento de forma sustentável e inovadora buscando novas oportunidades.
Deste modo, o empreendedorismo está associado a destruição criativa, ou seja, a inovação a todo momento toma partida neste novo cenário. Mas há pessoas que não inovam e são empresários que também exercem um papel importante na sociedade.  O autor destaca em seu livro que há diferentes tipos de abordagens para inovação, sendo inovação totalmente global onde grandes inovações em diferentes segmentos surgem, podendo ser tecnológico, químico. Inovações regionais sendo novo produto local, ou uma nova forma de organização.
Uma das formas para iniciarmos processo de pensamentos e inovações podem ser através dos exemplos de oceanos azuis, no qual é o conceito de novos negócios surgirem criando novos nichos de mercado, como exemplo mencionado no livro podemos citar lojas de tema que surgiram, ou mesmo a rede de restaurantes spoletos.  Portanto, os oceanos azuis são segmentos nos quais há pouca ou nenhuma concorrência direta e o cliente valoriza a oferta diferenciada.
O autor sugere que, para ser criado um Oceano azul, é preciso pensar naquilo que chamam de Inovação de valor, que pode ser obtido:
·         Eliminação / redução de custos nesta situação empreendedora deve descobrir custos que poderiam ser eliminados ou reduzidos para níveis mais baixos que o do mercado, o que será valorizado pelo consumidor.
·         Aumento / criação de valor, o empreendedor pode imaginar oportunidades de oferecer algo que tenha muito mais valor para o cliente final.
Portando, para que empreendedor se destaque no mercado é importante que a criatividade seja voltada para formas de redução de custos e aumento e criação de valor.
Sendo assim o mundo vide um momento de criatividade, surgindo assim a economia criativa, um dos autores mencionados por Nakagawas, define economia criativa como “ Economia criativa compreende setores e processos que tem como insumo a criatividade em especial a cultura para gerar localmente e distribuir globalmente bens e serviços com valor simbólico econômico”. Assim nova economia criativa ajudar criar novos segmentos de mercado e também ajuda a economia tradicional a se reinventar, transformado paixões, aumentou as oportunidades e habilidades proporcionando alternativas para um novo negócio.
Uma das maiores dificuldades é em criar o próprio negócio, portanto livro menciona que devemos criar um negócio, mas não podemos ser mesquinhos ao ponto de visar lucro a quaisquer custos, pois o lucro será consequência de uma boa ideia de negócio.
Portanto ao abrir um negócio é importante focar em suas habilidades e o que realmente gosta de fazer, descobrindo estes pontos poderá abrir o leque de ideias para que possa montar um negócio, outro ponto importante para gerar uma ideia é analisando a evolução da sociedade e as mudanças tecnológicas, no qual pode ser um nicho importante de mercado.
Para que se tenha ideias a partir de dinâmicas de mercado, é importante que lembrar de situações, ou problemas já enfrentados, portanto conversar com amigos, parentes, pode gerar uma grande ideia de negócio, porém alguns aspectos são importantes e devem ser considerados.
·         Escolha um nicho de mercado que deseje atuar.
·         Todos nichos de mercado apresentam tendências
·         Entenda quais as mudanças essa tendência provocará
·         Pense em soluções para os problemas
Ao organizar as ideias podes ser observado que ao prestar atenção em negócios,  torna rotineiro a identificação de oportunidades consequentemente um maior número de ideias pode vir a surgir levando a criação de novos negócios. Para se criar um bom negócio a ideia deve atender a necessidade de muitos, assim como deve ser alavancada pelas preferencias das competências, buscando trazer o orgulho ao empreendedor e satisfazendo as necessidades do publico alvo.
Importante antes de abrir um novo negócio deve se analisar quais as soluções mais confiáveis e amigáveis, os consumidores já possuem opções, ou seja possíveis concorrentes, que valor seu negócio irá entregar ao cliente, qual o problema do seu cliente que será resolvido, como será o relacionamento com o cliente, os canais , fontes de receita , atividades chaves e os parceiros chaves, estrutura de custos, uma vez que estas analises foram feitas é hora de iniciar o negócio.
De acordo com Saraathy o estágio inicial o empreendedor deve esquecer o plano de negócio, o empreendedor deve se preocupar com outros aspectos, sedo eles:
·         Comece com o que você é, com o que você conhece e com pessoas da sua rede .
·         Invista naquilo que possa perder sem prejudicar sua vida
·         Construa uma rede de apoiadores
·         Aprende tirar proveito dos seus erros
·         O futuro é os resultados do que as pessoas fazem.
De acordo com autor, após os passos iniciais mencionados acimas tiverem sido dados, é hora de desenvolver cliente através de passos de situação inicial o que irá levar a descobrir novos caminhos e nichos de mercado, descoberta do cliente provavelmente irá conseguir identificar clientes que passaram por necessidades parecidas com a sua e consequentemente irão ser seus clientes, através deste estagio o cliente será validado, portanto a empresa poderá ser criada.
Um dos grandes desafios ao se montar um negócio é pensar nas inovações no qual o negócio ira agregar ao seu negócio e fazer com que os consumidores identifiquem seu negócio com um diferencial, uma das técnicas mais utilizadas para identificar se sua ideia e algo inovador é a técnica de scamper, na qual com ela tenta se verificar os elementos inovadores de seu negócio. Sendo assim, ela busca substituir, combinar, adaptar, modificar, explorar, eliminar e rearranjar todo direcionamento da sua ideia de negócio inicial.
Existem dois tipos de inovações, sendo inovações organizacionais que pode ser entendida como inovações de processos e inovações de marketing que podem ser confundidas como inovações de produtos ou de serviços. Empreendedores podem inovar ao criar novas formas de ganhar dinheiro em detrimento da forma tradicional ou com tipo de negócio. Há várias formas de gerar inovações para um negócio, porém é necessário conhecer 4 premissas, desenvolva produtos grandiosos para as massas, seja grandioso em todos os detalhes, simplifique, copie e roube o que há de melhor.
Existem técnicas para aprimorar as ideias de negócios, sendo uma delas o design thinking, esta técnica visa ajudar o empreendedor a implementar algumas ações para que o sua ideia de negócio seja aprimorada através de 3 premissas do design thinking sendo elas imaginação idealização e implementação.










0 comentários:

Postar um comentário